4 dicas de um PJ sobre trabalhar como PJ

Nos dias de hoje é super comum ver vagas PJ ao procurar emprego. Dependendo da área e nicho, essas vagas são a maioria.

Infelizmente, há muitos mitos quando se fala de trabalhar como PJ. Por exemplo, ser PJ não significa ser empresário nem autônomo.

Este blog Contrato PJ é o único canal focado em pejotização. Aqui publicamos informações relevantes sobre trabalhar como PJ numa linguagem clara até para quem não entende nada de contabilidade.

Ao contrário dos outros sites, o Contrato PJ só publica conteúdos focados naquilo que um profissional CLT precisa saber para ser PJ com segurança, sem palavras difíceis nem papo de contador.

Veja abaixo um resumo básico sobre trabalhar como PJ

Como abrir uma empresa para trabalhar como PJ?

A maioria dos profissionais PJ abrem uma micro empresa enquadrada no Simples Nacional. Nesse post damos todos os detalhes da configuração ideal de empresa para profissionais PJ, e nossa recomendação.

E os impostos do PJ?

Os impostos pagos pelo PJ são substancialmente menores do que na CLT, e as regras tributárias são explicadas nesse vídeo.

Trabalhar como PJ: quais impostos o PJ paga?

Você também pode baixar nossa Calculadora CLT x PJ, para fazer as contas no centavo com a sua realidade!

Dúvidas comuns do dia a dia

Férias, décimo terceiro, atestado médico e uma série de outras questões práticas do dia a dia costumam gerar dúvidas.

Para você ficar 100% seguro(a) quanto a trabalhar como PJ, fizemos uma playlist no YouTube só com vídeos curtos, mas cada um com uma informação valiosa, que nenhum site de contabilidade vai abordar com tanta propriedade.

Ali tem vídeos de 1 minuto (estilo TikTok). Você pode maratoná-los em poucos minutos, e ficará super entendido(a) sobre trabalhar como PJ!

Contabilidade para trabalhar como PJ

Sendo bem sincero, as firmas de profissionais PJ são do tipo mais simples possível. E podem ser abertas por qualquer contador.

O problema é que os contadores atendem todo o tipo de empresa. Então, acabam despejando um monte de possibilidades e termos técnicos, mesmo que seu cliente não precise saber nem 10% daquilo tudo.

Além é claro de fazer aquelas perguntas difíceis, como CNAE, inscrição municipal, etc.

Por isso, ajudamos a fundar a Contrato PJ Serviços.

É um escritório de contabilidade especializado em profissionais PJ. Lá, você só precisa informar a sua profissão e dados pessoais. Mais nada.

O resto eles já sabem. E ainda analisam o seu contrato de trabalho para garantir que não tenha nenhuma armadilha ou condição desfavorável.

E aí? Sobrou mais alguma dúvida sobre trabalhar como PJ?

Diga-me nos comentários que eu respondo a todos!

O que achou?

Mais sobre trabalhar como PJ