Calculadoras de salário PJ x CLT

Quem fizer uma busca sobre esse assunto na internet achará diversas ferramentas de cálculo salarial, mas corre o risco de levantar um monte de números e continuar com dúvidas.

Por isso, em vez de montar mais uma calculadora PJ x CLT, tratamos de ajudar o profissional a escolher aquela que lhe for mais adequada.

Contrato PJ listou as calculadoras mais populares da internet, e comentou suas particularidades e gaps. Cada uma das ferramentas abaixo tem suas vantagens e desvantagens.

Algumas ganham em simplicidade, mas perdem em completude; outras chegam a ser difíceis de usar, por terem muitos campos.

UOL Economia | Super objetiva

Para quem só quer uma conta de padaria afim de ter noção da diferença entre os regimes CLT e PJ, a calculadora da UOL é a melhor ferramenta. Ela só peca em um detalhe: foi feita em 2011, e ainda trabalha com números e leis da época:

Calculadora PJ x CLT - UOL Economia
Calculadora PJ x CLT – UOL Economia
  • Os valores de cálculo do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) estão visivelmente desatualizados. O piso, segundo a página, é de R$ 1.566,61; atualmente, está em 1903,98. As outras faixas também não coincidem com os valores atuais;
  • A matéria que consta na página afirma que “profissões como dentista, advogado ou engenheiro (…) não podem estar no Simples”. Isso já foi verdade; hoje, qualquer atividade pode entrar no Simples Nacional.

Apesar desse gap, a ferramenta é ótima para fazer comparações rápidas, e o desvio é bem pequeno. Na parte inferior da página, fica bem claro “o quanto vai para o bolso no mês” e “quanto é o salário real” (com benefícios e verbas), para cada modalidade.

Se você está buscando um serviço de contabilidade com preço justo para profissionais PJ’s clique aqui e conheça nosso escritório, ou entre em contato:

Planilha AP Info | Cálculo completo

Não é à toa que ocupa há anos o primeiro lugar no Google. Essa ferramenta é a que melhor combina praticidade e riqueza de detalhes.

No painel superior da planilha, o usuário pode entrar com suas informações salariais e, logo abaixo, ver os resultados dos cálculos. No painel inferior consta toda sorte de variáveis que influenciam no cálculo trabalhista, para refinamento do valor encontrado.

Ao usar essa planilha, recomendamos atenção aos seguintes pontos:

Calculadora PJ x CLT - AP Info
Calculadora PJ x CLT do AP Info
  • Impostos PJ: A planilha suporta tanto o Simples quanto o Lucro Presumido. Porém, ela vem apenas com os campos do Presumido preenchidos, e o do Simples vazio. Nós recomendamos que profissionais PJ tenham suas empresas enquadradas no Simples Nacional. Neste caso, é preciso preencher o campo “Simples / DAS”, e apagar as cinco células acima dela (“Contrib. Social…”, “ISS”, “PIS”, “COFINS”, “IRPJ”);
  • GPS / INSS: A planilha tem uma única célula para o cálculo do INSS. Porém, esse cálculo varia conforme o regime de tributação da empresa. Não está claro qual cálculo está sendo feito. De qualquer forma, o INSS é um encargo opcional, e corresponde a R$ 105 atualmente (sempre 11% do salário mínimo vigente).

A Lei muda sem avisar. Receba nossa newsletter e fique sempre bem informado.

Conta Azul

ATUALIZAÇÃO (2018): A planilha da ContaAzul já foi uma das melhores, mas após as mudanças do Simples Nacional 2018, e por forçar o cálculo no Lucro Presumido (o que não recomendamos), atualmente ela é inviável.

A planilha criada pela empresa de software Conta Azul não deixa a desejar na objetividade nem no visual. Ademais, ela é a única que ajuda a calcular o valor das férias remuneradas do PJ, caso tenha esse benefício.

Recomendamos atenção aos seguintes pontos:

Calculadora PJ x CLT - ContaAzul

  • Não está claro a data das alíquotas utilizadas. Por esse motivo, pode haver pequenos desvios no IRPF;
  • O campo “Pró-labore…” vem com o valor de 300,00. Porém, o salário mínimo atualmente é de 1006,00, mas é importante que profissionais PJ tirem ao menos 30% do salário como pró-labore, por causa do fator “r”;
  • A planilha aparenta fazer um cálculo somente para empresas enquadradas no regime de Lucro Presumido, já que tem campos travados para IR, COFINS, PIS, CSLL, ISSQN e INSS PJ. Vale lembrar que para profissionais PJ, é fortemente recomendado o Simples Nacional, onde o imposto é metade do previsto nessa planilha.

Precisa de uma Contabilidade para Profissionais PJ? Temos um serviço adaptado para você e seus colegas. Conheça-nos aqui ou entre em contato pelos meios abaixo:

OZAI | Partindo do líquido, objetivamente

Quando o problema for definir a remuneração bruta, partindo do salário líquido desejado, esta é a ideal. Dado um valor, ela calcula qual o salário bruto necessário para o funcionário embolsar a quantia, nas modalidades CLT, PJ e Autônomo.

ATUALIZAÇÃO (2018): Planilha excelente e fácil. O problema é que não contempla o fator “r” e suas implicações (Pró-labore, INSS, IR na pessoa física, etc).

Calculadora PJ x CLT - OZAI
Calculadora PJ x CLT – OZAI

Basta digitar o salário líquido e pressionar ENTER. O campo relacionado ao Simples Nacional, neste caso, só repercute nos gastos do contratante, pois a página calcula a carga tributária para os dois lados. Só não está claro se as alíquotas estão ou não atualizadas.

Salários PJ x CLT

Conclusão (Atualizada, 2018)

Esse post foi originalmente escrito em 2015. Na época, as calculadoras ajudavam os profissionais a se orientar, mesmo com alguns gaps. Infelizmente, elas não acompanharam mudanças hiper relevantes na Lei e, na nossa percepção, confundem mais do que ajudam.

Estamos pensando seriamente em fazer uma calculadora PJ x CLT by Contrato PJ para 2019. E antes disso, gostaríamos de saber a sua opinião, leitor. As calculadoras atuais lhe ajudam? Comente abaixo qual a sua dúvida, a sua indecisão, e que ferramenta lhe ajudaria! Vamos ler todos os comentários!



Para quem foi contratado como PJ, o próximo passo é abrir ou regularizar sua firma. É nesse momento que recomendamos a assessoria de um bom escritório de contabilidade. A função dele será, além dos trâmites burocráticos, orientar e adaptar seus clientes toda vez que houver mudanças na lei. Assim, o profissional pode ocupar-se de seu trabalho e carreira sem preocupações que fogem à sua área de competência.


Contrato PJ mantém parceria com o único escritório no Brasil especializado em profissionais PJ. Saiba mais clicando aqui! Ou entre em contato:

Comentários

comentários