Quem fizer uma busca sobre esse assunto na internet achará diversas calculadoras CLT x PJ, mas corre o risco de levantar um monte de números e continuar com dúvidas.
No passado, nós publicamos uma lista com as calculadoras mais populares da internet, explicando seus gaps e vantagens.
Mas em 2018, o Simples Nacional passou por mudanças que afetaram profundamente a vida dos profissionais PJ (Leia-se: Fator R e Anexo III).
Infelizmente, muitas calculadoras CLT x PJ da internet acabaram ficando obsoletas. E as que acompanharam a mudança tornaram-se ainda mais complexas.
Então, resolvemos publicar nossa própria calculadora voltada especificamente para profissionais PJ no Simples Nacional.
Posts Relacionados
Abaixo, você pode fazer o download (em Excel). O vídeo a seguir explica as principais situações numa conversão CLT para PJ, e como calcular cada uma delas.
Outras calculadoras CLT x PJ
Contrato PJ listou as calculadoras mais populares da internet, e comentou suas particularidades e gaps. Cada uma das ferramentas abaixo tem suas vantagens e desvantagens.
Algumas ganham em simplicidade, mas perdem em completude; outras chegam a ser difíceis de usar, por terem muitos campos.
UOL Economia | Super objetiva
Para quem só quer uma conta de padaria afim de ter noção da diferença entre os regimes CLT e PJ, a calculadora da UOL é a melhor ferramenta. Ela só peca em um detalhe: foi feita em 2011, e ainda trabalha com números e leis da época:
- Os valores de cálculo do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) estão visivelmente desatualizados. O piso, segundo a página, é de R$ 1.566,61; atualmente, está em 1903,98. As outras faixas também não coincidem com os valores atuais;
- A matéria que consta na página afirma que “profissões como dentista, advogado ou engenheiro (…) não podem estar no Simples”. Isso já foi verdade; hoje, qualquer atividade pode entrar no Simples Nacional.
Apesar desse gap, a ferramenta é ótima para fazer comparações rápidas, e o desvio é bem pequeno. Na parte inferior da página, fica bem claro “o quanto vai para o bolso no mês” e “quanto é o salário real” (com benefícios e verbas), para cada modalidade.
Planilha AP Info | Cálculo completo
Não é à toa que ocupa há anos o primeiro lugar no Google. Essa ferramenta é a que melhor combina praticidade e riqueza de detalhes.
No painel superior da planilha, o usuário pode entrar com suas informações salariais e, logo abaixo, ver os resultados dos cálculos. No painel inferior consta toda sorte de variáveis que influenciam no cálculo trabalhista, para refinamento do valor encontrado.
Ao usar essa planilha, recomendamos atenção aos seguintes pontos:
- Impostos PJ: A planilha suporta tanto o Simples quanto o Lucro Presumido. Porém, ela vem apenas com os campos do Presumido preenchidos, e o do Simples vazio. Nós recomendamos que profissionais PJ tenham suas empresas enquadradas no Simples Nacional. Neste caso, é preciso preencher o campo “Simples / DAS”, e apagar as cinco células acima dela (“Contrib. Social…”, “ISS”, “PIS”, “COFINS”, “IRPJ”);
- GPS / INSS: A planilha tem uma única célula para o cálculo do INSS. Porém, esse cálculo varia conforme o regime de tributação da empresa. Não está claro qual cálculo está sendo feito. De qualquer forma, o INSS é um encargo opcional, e corresponde a R$ 105 atualmente (sempre 11% do salário mínimo vigente).
Conta Azul
ATUALIZAÇÃO (2018): A planilha da ContaAzul já foi uma das melhores, mas após as mudanças do Simples Nacional 2018, e por forçar o cálculo no Lucro Presumido (o que não recomendamos), atualmente ela é inviável.
A planilha criada pela empresa de software Conta Azul não deixa a desejar na objetividade nem no visual. Ademais, ela é a única que ajuda a calcular o valor das férias remuneradas do PJ, caso tenha esse benefício.
Recomendamos atenção aos seguintes pontos:
- Não está claro a data das alíquotas utilizadas. Por esse motivo, pode haver pequenos desvios no IRPF;
- O campo “Pró-labore…” vem com o valor de 300,00. Porém, o salário mínimo atualmente é de 1006,00, mas é importante que profissionais PJ tirem ao menos 30% do salário como pró-labore, por causa do fator “r”;
- A planilha aparenta fazer um cálculo somente para empresas enquadradas no regime de Lucro Presumido, já que tem campos travados para IR, COFINS, PIS, CSLL, ISSQN e INSS PJ. Vale lembrar que para profissionais PJ, é fortemente recomendado o Simples Nacional, onde o imposto é metade do previsto nessa planilha.
OZAI | Partindo do líquido, objetivamente
Quando o problema for definir a remuneração bruta, partindo do salário líquido desejado, esta é a ideal. Dado um valor, ela calcula qual o salário bruto necessário para o funcionário embolsar a quantia, nas modalidades CLT, PJ e Autônomo.
ATUALIZAÇÃO (2018): Planilha excelente e fácil. O problema é que não contempla o fator “r” e suas implicações (Pró-labore, INSS, IR na pessoa física, etc).
Basta digitar o salário líquido e pressionar ENTER. O campo relacionado ao Simples Nacional, neste caso, só repercute nos gastos do contratante, pois a página calcula a carga tributária para os dois lados. Só não está claro se as alíquotas estão ou não atualizadas.