Reforma Tributária à esquerda (ou ao inverso)

A Reforma Tributária voltou a ocupar o noticiário. Em primeiro lugar, cabe esclarecer duas coisas importantes sobre o contexto atual:

  • O texto em pauta trata da reforma dos tributos de consumo, e não de renda, diferente dos projetos que cobrimos anteriormente;
  • E mesmo assim, o texto em discussão não afeta as empresas do Simples Nacional.

Em outras palavras, estamos falando dos impostos sobre os produtos que compramos no mercado, e não sobre o imposto de renda, dividendos e afins.

Enquanto o governo anterior começou a Reforma pela renda (vide o projeto de Lei aprovado na Câmara, que cobrimos diversas vezes aqui), o governo atual começou pelo consumo.

Portanto, o segmento da Reforma Tributária que entra em pauta não deve afetar os impostos pagos pelos profissionais PJ, pelo menos num primeiro momento.

E o que vem pela frente?

Um detalhe pouco divulgado pela mídia é que, segundo o próprio projeto de lei, o Poder Executivo terá o prazo de 180 dias após a aprovação para apresentar o restante do trabalho: uma proposta de reforma tributária para a renda.

E isso sim nos interessa… Eu particularmente tenho algumas perguntas sobre essa parte:

  • Como vão abordar a reforma dos impostos sobre a renda? Fazer do zero, ou prosseguir com o projeto do Paulo Guedes, já aprovado na Câmara?
  • As empresas do Simples Nacional seriam afetadas? (O projeto aprovado não afeta o Simples);
  • Já sabemos que o Governo há muito deseja aperfeiçoar a tributação das profissões pejotizadas. Será que conseguirão agora? O que inventarão para isso?
  • O que acontece se o Governo não apresentar essa proposta? Penalidade? A reforma do consumo perde a aprovação? O texto não especifica absolutamente nada…

Voltando à reforma de consumo, ela faz modernizações estruturais que parecem melhorar muito o sistema. A Agência Brasil e o G1 fizeram excelentes matérias explicando a proposta.

Por ora, a nossa Calculadora CLT x PJ continua válida, e você pode baixá-la neste link. Enviaremos qualquer atualização no momento em que ela surgir.

Para quem tiver seu CNPJ aberto com a Contrato PJ Serviços, o escritório sempre estudará pró-ativamente o melhor arranjo tributário, pois é especializado em profissionais PJ assalariados.

O que achou?

5 votos. Média: 4,20.

Mais sobre Reforma Tributária